Dezenas de entusiastas participaram no passeio interpretativo ao trilho da Fonte Santa - Praia da Viola

junho 10, 2017
Realizou-se no passado Sábado, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de Junho), um passeio interpretativo ao trilho da Fonte Santa / Praia da Viola, reunindo cerca de quarenta participantes.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um dos trilhos mais visitados da ilha de São Miguel, como também de estudá-lo à luz da fauna, flora, geodiversidade e ecologia locais.
Questões como o tipo de rocha vulcânica, como decorreu a sua formação rochosa e a fauna e flora no local, foram esclarecidas ao longo desta iniciativa;

Os participantes foram ainda sensibilizados para a problemática dos micro-plásticos como poluidores do meio ambiente.



Estes últimos resultam do abandono de plásticos na natureza, resultando em unidades de reduzida dimensão, abaixo de um milímetro, acabando por entrar na cadeia alimentar.

Este passeio interpretativo foi organizado pelo Posto de Turismo da Maia, valência da Casa do Povo da Maia, contando com a participação de diversos organismos, nomeadamente a Junta de Freguesia da Maia, a Associação Botânica dos Açores, a Associação Amigos do Calhau e a Associação Geoparque Açores (Património Mundial da UNESCO).

Além da vertente educativa, foi também objectivo da organização dar visibilidade à freguesia da Maia, detentora de um vasto património natural, construído e cultural.

Apesar de ainda protegida das grandes massas, a Maia é um território com um enorme potencial turístico.

Destaca-se ainda os esforços da Junta de Freguesia da Maia e da Casa do Povo da Maia na promoção do turismo. Recentemente inauguraram o Posto de Turismo da Maia, para melhor atender às necessidades do número crescente de turistas que diariamente visitam a freguesia.

Decorrem no momento os trabalhos de construção dos balneares do Frade, a cargo da Junta de Freguesia da Maia, encontrando-se em fase de conclusão.

Fotografias: Daniel Costa Pacheco.















































































































Sem comentários:

'
Com tecnologia do Blogger.